Ecocardiograma Bidimensional com Mapeamento de Fluxo a Cores

eco.jpg

O Ecocardiograma com Doppler é um método de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração baseados no uso de ultrassonografia. Este exame é frequentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintoma de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica, ou portadores de diversas doenças cardíacas como doenças do músculo cardíaco (infarto do miocárdio, miocardiopatias), insuficiência cardíaca, doenças das valvas, anomalias congênitas, entre outras.

O Ecocardiograma apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas. Além disso, através do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, podemos identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas. O Doppler colorido ou Mapeamento de fluxo a cores analisa o fluxo sanguíneo em duas dimensões e as cores determinam a sua direção dentro das cavidades cardíacas.

Consiste em um exame não-invasivo e altamente acurado para avaliar o miocárdio, as valvas e o fluxo de sangue no interior das cavidades do coração, através do ultra-som e da análise do sinal doppler (estudo do fluxo sanguíneo).