Raios X

Em um exame de Raios X são feitas imagens de vários planos para detectarmos, por exemplo, fraturas de ossos. É por isso que normalmente é solicitado que o paciente realize o procedimento em mais de uma posição.

 

Ossos e tecidos conjuntivos, em geral, são dispostos em dois planos, por isso os exames são realizados com tomadas em dois planos.

 

No primeiro plano, radiografias ântero-posteriores serão tomadas, ou seja, o feixe de Raio X passa através do paciente da parte frontal para a parte posterior do corpo.

 

O segundo plano é usado para tomadas laterais de Raio X.

 

 

Principais Exames

 

Raios-X Simples Avaliação anatômica e morfológica de órgãos e estruturas (ossos, tórax, abdômen, avaliação de idade óssea).

 

Raios-X Contrastados Avaliação anatômica, morfológica e funcional de órgãos e estruturas (exames contrastados de esôfago, duodeno, trânsito intestinal delgado, estudo contrastado do grosso intestino - enema opaco,  histerossalpingografia, urografia excretora, uretrocistografia retrógrada e miccional).

 

Preparo intestinal para exames radiológicos deverá se informar na central de atendimento do Regilab.

 

O sucesso de um exame depende do preparo adequado do paciente. O preparo insatisfatório pode levar a exames fora de padrões técnicos para a interpretação, acarretando prejuízos para o doente e para o médico solicitante.