M.A.P.A

A Monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) é uma técnica que permite obter medidas múltiplas da pressão arterial durante 24 horas, durante as atividades normais do paciente.

A utilização da MAPA permite estudar o padrão normal de pressão arterial, diagnosticar alterações do comportamento da pressão, as lesões em órgãos-alvo decorrentes da hipertensão, o prognóstico de eventos cardiovasculares e a análise da eficácia das drogas anti-hipertensivas. Também permite identificar a chamada hipertensão de consultório (hipertensão do avental branco).

As medidas da pressão arterial são feitas a cada 20 minutos durante as 24 horas. Estas medidas são armazenadas no monitor e transferidas posteriormente a um programa de computador que permite a análise dos dados coletados.

A MAPA é indicada na suspeita de hipertensão arterial do avental branco (pressão arterial elevada apenas no consultório), suspeita de normotensão do avental branco (pressão arterial normal no consultório e elevada fora deste), avaliação do tratamento anti-hipertensivo e para avaliação de sintomas, principalmente os de pressão arterial baixa (tonturas, sensação de desmaio e desmaio).