Dengue

Publicado em: 25/03/2013
Dengue

Uma doença que atinge milhares de pessoas no mundo e o ano inteiro; Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 50 milhões de pessoas são infectadas anualmente pelo mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti e dessas, 20 mil morrem.

 

A Dengue é causada por um vírus transmitido de uma pessoa à outra através do mosquito Aedes aegypti Existem quatro tipos diferentes de vírus da Dengue: Den1, Den2, Den3 e Den 4.

 

O Aedes aegypti é um mosquito peridoméstico, que se multiplica em depósitos de água parada, acumulada nos quintais e dentro das casas. Os ovos do mosquito podem sobreviver um ano em ambiente seco, enquanto esperam a estação seguinte de chuvas para formar novas larvas. 

 

Sintomas

A grande maioria das infecções é assintomática, porém podem evoluir para três formas clínicas: Dengue clássica, Dengue hemorrágica e Síndrome do Choque. O período de incubação ( desde a picada do inseto até o surgimento dos sintomas) geralmente dura de 3 a 7 dias, podendo chegar a 15 dias.

 

Os sintomas da dengue clássica são similares aos da gripe. A primeira manisfestação é a febre associada a dor de cabeça, dores musculares, nas articulações, atrás dos olhos e eritemas (vermelhidão na pele).

 

Na forma hemorrágica, os sintomas são semelhantes, porém a doença é muito mais grave devido às alterações de coagulação sanguínea. Alguns vasos menores podem causar sangramento na pele e pode ocorrer hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

 

Diagnóstico

O diagnóstico confirmatório para Dengue é LABORATORIAL e a última palavra em teste diagnóstico é a detecção da proteína NS1. Quando realizada nas primeiras 24 hrs de sintomatologia apresenta um alto índice de positividade, atingindo seu pico no terceiro dia dos sintomas.

Os testes tradicionais são realizados por detecção de anticorpos (IGM - IGG) ou isolamento direto do vírus (PCR) , porém são testes de sensibilidade tardia, apresentando maior índice de positividade quando realizados no sexto dia dos sintomas.

 

O hemograma e a Prova do Laço são testes importantes pois indicam plaquetopenia, quadro característico da Dengue.

 

Recomendações

Não existem medicamentos antivirais para combater a Dengue. O tratamento é apenas sintomático, deve-se ingerir muito líquido para evitar a desidratação e analgésicos para aliviar os sintomas.

 

Por interferir com a coagulação sanguínea, medicamentos que contenham ácido actilsalicilico (AAS, Aspirina, Buferin, Melhoral, Doril entre outros) estão contra-indicados.

É fundamental procurar assistência médica quando houver qualquer suspeita de Dengue.